AIKIDO

ueshiba

A Origem do Aikido

Para tentarmos entender o que é o Aikido, é necessário conhecermos a sua história, sua filosofia, a história de seu fundador, seus motivos, seus ideais e suas idéias.

A tradução literal da palavra AIKIDO seria algo como “O caminho da harmonização do espírito”. Mas o significado é muito mais profundo do que isso.

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu em Tanabe, no Japão, em 14 de dezembro de 1883. Costumamos nos referir a ele como O-Sensei (Grande Mestre).

Ele passou a vida em busca do verdadeiro BUDÔ, o caminho da arte marcial, quando ele o encontrou, nasceu o que conhecemos como Aikido.

Filho de um rico fazendeiro, era uma criança franzina, mas dedicada em suas buscas. Quando criança, foi incentivado pelo pai a praticar sumô e natação, além de ser entretido com as histórias de seu tataravô Kichiemon, que foi considerado um poderoso samurai em sua época.

O-Sensei, ao presenciar seu pai ser atacado por seguidores de um político da oposição, jurou se tornar forte para ser capaz de proteger as pessoas. É sabido que O-Sensei estudou vários estilos de artes marciais em sua juventude.

Durante uma entrevista em 1946, O-Sensei comentou o seguinte:

“Quando tinha 15 anos, aprendi Tenjin Shin’yo-ryu jujutsu com o Sensei Tokusaburo Tozawa, depois Kito-ryu, Yagyu-ryu, Aioi-ryu, Shinkage-ryu, todos estes estilos de jujutsu. Entretanto eu acreditei que haveria uma verdadeira forma de BUDÔ em algum outro lugar. Eu tentei Hozoin-ryu sojutsu e Kendo, mas essas artes eram muito preocupadas em formas de combate um-a-um, o que não me satisfez.
Então, visitei várias partes do país buscando o verdadeiro caminho e treinamento, mas foi tudo em vão….Fui a vários lugares buscando o verdadeiro BUDÔ. Então, quando eu tinha por volta de 30 anos de idade, fixei moradia em Hokkaido. Em certa ocasião, conheci um homem do clan Aizu, Takeda Sensei. Ele me ensinou o Daito-ryu aiki-jujutsu. Durante os 30 dias em que aprendi com ele, senti algo como uma inspiração. Depois, convidei esse mestre à minha casa, e juntos, com mais 15 ou 16 de meus empregados, nos tornamos estudantes buscando a verdadeira essência do BUDÔ.”

O currículo técnico do Aikido foi muito influenciado pelos ensinamentos de Takeda Sensei e seu aiki-jujutsu chamado Daito-ryu. O-Sensei ensinou o aiki-jujutsu que ele aprendeu de Takeda Sensei entre os anos de 1920 e 1930.

Seu aspecto era caracterizado pelo uso frequente de técnicas de golpes a pontos vitais (atemi), um currículo extenso, um uso maior de armas e uma abordagem mais linar à técnica que seria encontrada mais tarde em seu Aikido.

Mais tarde, ao evoluir sua própria técnica, e se afastar daquela ensinada por Takeda Sensei, ele começou a implementar mais mudanças em sua arte.

Essas mudanças refletiram nos nomes os quais ele usou para se referir à sua arte, primeiro como aiki-jujutsu, então ueshiba-ryu, asahi-ryu, aiki-budo, e finalmente Aikido.

À medida que O-Sensei envelhecia, amadurecia, e se tornava mais hábil e mais espiritual em sua busca, sua arte se tornou mais suave e mais circular.

Técnicas de atemi se tornaram menos importante, e o currículo formal mais simples. Em sua própria expressão da arte, houve uma grande ênfase naquilo que se referia a kokyu-nage, ou golpes de respiração, que são suaves e harmoniosos, que usam o próprio movimento do oponente para desviar o ataque.

O-Sensei disse: “Ai (harmonia) é semelhante a Ai (amor), eu decidi nomear o meu BUDÔ como Aikido, apesar da palavra “aiki” ser antiga, a palavra da forma como foi usada pelos guerreiros no passado é fundamentalmente diferente da minha.

Aiki não é uma técnica de luta, não se trata de lutar ou derrotar o inimigo. É o caminho de reconciliar o mundo e transformar os seres humanos em uma única família.

O segredo do Aikido é harmonizar nós mesmos com o movimento do universo, e nos unir com o próprio universo. Aquele que aprendeu o segredo do Aikido, tem o universo em si, e pode dizer: “Eu sou o universo.””

Depois que O-Sensei deixou Hokkaido, ele esteve sob a influência de Onisaburo Deguchi, o líder espiritual da religião de Omoto-kyo, em Ayabe.

O verdadeiro nascimento do Aikido veio como resultado de três pontos de vista de despertar espiritual que O-Sensei presenciou.

O primeiro aconteceu por volta de 1925, depois que O-Sensei derrotou um oficial naval armado com um bokken, desarmado, e sem machucar o oficial.

O-Sensei caminhou até seu jardim, e teve um despertar espiritual:

“…Senti como se o universo tremesse, e um espírito dourado brotou do chão, atravessou meu corpo, e transformou meu corpo em um corpo dourado. No mesmo momento, meu corpo se tornou luz. Eu me tornei capaz de compreender o canto dos pássaros, e estava completamente ciente da mente de Deus, o criador do universo. E naquele momento eu fui iluminado: a fonte do BUDÔ é o amor de Deus – o espírito de amar e proteger todos os seres… BUDÔ não é a queda de um oponente usando a força, e não é uma ferramenta para levar o mundo à destruição com armas. O verdadeiro BUDÔ é a aceitação do espírito do universo, mantendo a paz do mundo, produzir, proteger e cultivar todos os seres na natureza.”

Sua segunda experiência ocorreu em 1940, quando:

“…por volta de duas horas da manhã, eu estava praticando Misogi (ritual de purificação), e, súbitamente, esqueci tudo o que aprendi sobre artes marciais. As técnicas de meus mestres apareceram completamente diferentes. Agora, se tornaram veículos para o cultivo da vida, conhecimento, e virtude, ao invés de formas de se atirar as pessoas.”

Sua terceira experiência foi em 1942, durante a segunda guerra mundial, O-Sensei teve uma visão do “Grande Espírito da Paz”:

“O caminho do guerreiro tem sido incompreendido. Não é um jeito de matar ou destruir os outros. Aqueles que buscam competir e se tornar melhores que os outros estão cometendo um terrível erro. Machucar, esmagar ou destruir é a pior coisa que um ser humano pode fazer. O verdadeiro caminho de um guerreiro é evitar qualquer tipo de violência – essa é a Arte da Paz, o poder do amor.”

 

Referências:

http://www.aikidojournal.com/article?articleID=98
http://en.wikipedia.org/wiki/Morihei_Ueshiba
http://en.wikipedia.org/wiki/Misogi
http://www.aikiweb.com/

Anúncios